quinta-feira, 18 de março de 2010

Despertar para a vida

Todos nós já fomos bebês um dia. Pequenas criaturas inocentes que não tinham noção do que faziam. Que, se cometessem algum erro, rapidamente eram defendidos pelos pais ou recebiam uma risadinha, e logo após, a correção do erro. Nos tornamos crianças, daquelas que adoram videogame, são cheias de amigos no colégio, ainda não sabem o verdadeiro significado da vida e podem chorar no colo dos pais toda vez que erram, e, ainda, tem os erros consertados pelos pais através de uma simples conversa. Meninos odiavam meninas, meninas odiavam meninos. Às vezes isso era quebrado por um ou dois corajosos que resolviam ser amigos, aí vinha a descoberta de que esse tipo de relação também é boa. Talvez uma descoberta de algo como pernas bambas e borboletas no estômago: o primeiro amor! E, ah, como é lindo amar pela primeira vez! Na escola, o estudo era apenas uma consequência. Estudávamos na véspera apenas para garantir notas boas e elogios dos pais e professores.
A pré-adolescência já vinha com um gostinho de coisas novas, meninos descobrindo hormônios e meninas descobrindo o corpo, a primeira menstruação. Descobrindo como é bom beijar e que a relação menino-menina, pode ser ainda mais interessante. Mas o estudo continuava sendo apenas algo a mais. Algo que vinha depois de tudo.
Alguns já criam a consciência desde cedo do que querem ser na vida, mas isso é extremamente difícil... Aí chega a adolescência. Passamos do Ensino Fundamental 1 para o 2, sempre descobrindo novas coisas, agora com um tema diferente: sexo. Sexo é algo que todos discutem sem enrolação, até com prazer. Depois, o Ensino Médio. Tudo novo, vida nova. Nos vemos diante de responsabilidades que antes não tínhamos. Horários extras, horários novos, horários além do que estávamos acostumados. Nos vemos diante de uma obrigação, uma verdadeira responsabilidade: estudar. Não é isso que nossas mães sempre diziam? "Estudar é sua única responsabilidade". Mas agora, verdadeiramente, é uma responsabilidade. Nos vemos diante de uma fase que pensávamos só acontecer no terceiro ano, mas não, fazem questão de nos enfatizar todos os dias que o vestibular está aí, que o vestibular começa no primeiro ano. Ou seja, começamos a ficar loucos agora?
A escolha de uma profissão é algo terrível. É escolher o que você vai fazer para o resto de sua vida. Tens duas opções: ser bem sucedido ou não. Deixar para decidir em cima da hora ou não. Tudo depende de você. E, além disso, tem os assuntos lá de fora: desilusões amorosas, problemas com a família, problemas financeiros. Estamos presenciando o que é crescer. Estamos sendo obrigados a crescer. Não, isso não é ruim. O amadurecimento é uma parte muito bonita da vida. Mas amadurecer e criar responsabilidades sob pressão não é algo que me agrada. A pressão fica grande porque, bem, um dia você teria que crescer, certo? E essa hora chegou, é agora.
Junto com isso, embalado no pacote, nós estamos nos conhecendo melhor. Tanto psicologicamente quanto fisicamente. Ainda estamos nos formando, formando nosso corpo e nosso caráter e temos um monte de coisas novas para experimentar. Onde encaixar tudo isso? Eu não sei. Mas é algo que quero muito descobrir... Chegou a hora de se tornar gente grande, mas não, nunca perca sua verdadeira essência, nunca deixe os outros decidirem por você. Seja gente grande brincando, rindo e se divertindo, como sempre foi, mas com um pouco mais de consciência dos seus atos, porque agora, infelizmente, deitar e chorar no colo da mamãe não ajudará em muita coisa - é uma grande forma de alívio. Teremos que responder pelo que fazemos - para toda ação existe uma reação - e defender o que pensamos, sem deixar que ninguém faça isso por nós. Mas, tudo isso junto, sem deixar a vida perder a graça, sem deixar de sorrir em meio a qualquer diversidade. Porque sorrir é a melhor maneira de encarar a vida. Estude sim, muito. Porém, não se esqueça de viver. E viva sim, muito. Porém, não se esqueça de estudar.
Seu futuro só depende de você.

2 comentários:

  1. Na moral, você é foda. sem mais.

    ResponderExcluir
  2. Minha pequena está crescendo...amadurecendo. É como um fruto, uma flor que dia-a-dia vai mostrando sua forma, sua cor, sua beleza e também sabor...
    Te amo, desejo à você e a cada uma das sementes que DEUS plantou em mim, a vida plena.

    ResponderExcluir