sexta-feira, 16 de abril de 2010

Não se explica, se entende.

Costumo dizer que sou muito dependente das pessoas. E é verdade, eu não viveria sem gente. Eu amo gente. E amo tanto que não acostumaria a viver sozinha, isolada e longe de todos. Minha principal dependência são os meus amigos. Tenho extrema necessidade de conselhos, risadas, piadinhas que só eu e meus amigos entendemos.
Aproveitando que eu citei a amizade, esse é o assunto que eu gostaria de abordar hoje. Amizade é algo muito complexo e que eu, mesmo se colocasse todas as palavras lindas e carinhosas do mundo, não conseguiria descrever. Mas uma coisa é certa: é muito mais do que dizer "ah, fulano é meu amigo." Não... Eu, por exemplo, tenho mania de falar que todos os meus conhecidos são meus amigos quando conto alguma história a alguém.
Porém...espere. Quem são os verdadeiros amigos?
Amizade verdadeira pode-se contar nos dedos. Eu acho que são aqueles que nós confiamos acima de qualquer coisa, que temos prazer em contar as novidades. Algo como: acontece a melhor coisa da nossa vida, nós temos vontade de ir correndo contar pros nossos amigos. Até quando são as piores coisas. Porque, amigo que é amigo, está lá para as situações felizes e tristes. Amigo pode até ser aquele que tenta te consolar, mas é, mais ainda, aquele que chora com você. Amigos de verdade se entendem no olhar, sabem exatamente quando o outro conta uma verdade ou uma mentira, quando o outro está bem ou mal. Os amigos fazem questão de rir conosco quando estamos alegres e chorar conosco quando estamos tristes; fazem questão de escutar as músicas mais lentas e ver os filmes mais tristes junto conosco quando estamos tristes. Amigo que é amigo sabe a hora de falar e a hora de escutar. E sabe também quando não é preciso dizer nada; quando, só ouvir, já é o bastante. Amigo que é amigo, sabe exatamente quando o outro precisa de um abraço e...quer coisa mais reconfortante que abraço de amigo?
Amigos largam o que for para nos socorrer, para nos animar. Amigos são aqueles que te dizem a verdade, mas também aqueles que omitem coisas pequenas e desnecessárias para não nos fazer sofrer.
Mas amizade mesmo é aquela que tem altos e baixos. Abraços e brigas. Porque, querendo ou não, as brigas fortalecem ainda mais a amizade. Mas...amigos são capazes de se entender só com os abraços!
É tão incrível saber que sempre vai ter alguém pra você. Pra te abraçar, pra te fazer rir, pra te fazer chorar de alegria, pra te consolar, pra te entender.
Isso é ser amigo. É estar sempre junto independente de etnia ou classe social; é aceitar o outro e ser aceito por ele; é saber respeitar as diferenças e sempre achar coisas em comum.
É a mais pura verdade quando dizem que a amizade é um amor que nunca morre. Quer um sentimento mais puro do que esse? Me desculpe, mas acho que não irás encontrar. No julgamento de algumas pessoas, amigos são loucos. Sempre estão arranjando alguma situação para rir, se divertir e estar junto. Eu digo para vocês: amigos não são loucos...É essa loucura que se chama amizade.

(Postagem dedicada ao dia de hoje, mais especificamente à Malu França, Maria Alice Ferreira e Mariana Monteiro - que, mesmo não estando hoje, tem sido uma parte essencial da minha vida. Obrigada por serem minhas amigas. Amo vocês demais.)

4 comentários:

  1. dedicado a um dos dias mais loucos e especiais! hahaha. são nessas horas que a gente vê quem relamente vai estar com a gente lá na frente, quando estivermos velhinhas e com a vida parada, sem emoção. amo demais as três :) - youknowwho

    ResponderExcluir
  2. Cara , demais o seu texto!Você conseguiu transformar um tema verdadeiramente complexo,em algo simples e ao mesmo tempo , tocante...10!!!

    ResponderExcluir
  3. Aninha, minha amiga linda.
    amei o texto, cara. amei mesmo. e pensei em vocês quando tava lendo. nas nossas conversas, nos nossos lamentos, nas nossas risadas e internas, nos nossos foras UAHSUAHSUA.
    "acontece a melhor coisa da nossa vida, nós temos vontade de ir correndo contar pros nossos amigos. Até quando são as piores coisas." é exatamente isso, né ;) beijos, amo as três ♥

    ResponderExcluir
  4. Que liiiiiiiiiiindo amiga! Sério, vc sabe exatamente como falar de uma coisa tão complicada e complexa! vc é demais! hahaha

    ResponderExcluir