quarta-feira, 7 de abril de 2010

Realidade

A situação está crítica... Confesso que não sei se é só crítica no Rio ou em outros lugares também, mas vou focar no lugar onde moro.
É complicado... Imagine como é para pais e familiares verem pessoas muito próximas deles mortas por uma ação da natureza, por uma chuva. É fato que o Rio de Janeiro não estava e não está preparado para receber chuvas desse tipo, e que isso causaria efeitos drásticos, porém, mais de 100 mortos já é um absurdo.
Confesso também que não tenho acompanhado muita coisa, por mais que tenha vistos jornais e muita televisão que, a todo momento, passa informações sobre a chuva. Eu realmente não sei o que poderia ser feito quanto a isso. Mas, provavelmente, isso é um aviso da natureza. Já a maltratamos tanto e não é nem que ela queira nos maltratar, mas um dia ela iria reagir. Certo? Então talvez metade disso, ou um terço, ou 0,5% disso tudo seja culpa nossa.
Está começando uma campanha de doações de tudo que é necessário para as famílias desabrigadas. Não quero mandar aquele papo de ficar lamentando pelos outros e não fazer nada, mas, falando sério, se puder, ajude. Se eu puder, ajudarei também.
Tenho certeza que mais da metade dessas pessoas não merecia morrer assim. Acho que ninguém merece. E morreram em função de deslizamentos, afogamentos, tudo porque o lugar onde moram não é apropriado.
Ontem, estava vendo o Sérgio Cabral falar que ele avisou que deveriam conter o crescimento da Rocinha, porque era em um lugar perigoso e próprio para deslizamentos e que agora muita gente mora lá e isso não deveria ter acontecido... Mas, pensem bem, onde morariam todas essas pessoas, senão ali? Onde se instalariam todos esses "excessos"? Talvez a visão do governador seja um pouco...egoísta. Sem julgamentos, eu realmente gostaria de poder ajudar.
Não consegui estar em casa esses dias, tive que pedir "abrigo" a uma amiga minha e, por isso, pude acompanhar como tudo estava um caos. A Lagoa encheu, as ruas alagadas. Tudo, tudo terrível. E hoje, tudo cheio de terra. É desastroso. É angustiante saber que tantas pessoas morreram por isso, ou estão desaparecidas por causa disso.
Agora eu me pergunto: onde isso vai parar? Até onde a natureza pode reagir?
Pense.

4 comentários:

  1. Concordo plenamente com você, amiga! A natureza só está dando a resposta depois de tanto ser maltratada! Bigada por postar! você é linda, beijos

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você, Aninha. Tava assistindo na tv e pensei exatamente a mesma coisa, nós temos culpa nisso. Temos realmente que pensar.
    Adorei o texto, amiga. Beijocas =)

    ResponderExcluir
  3. Eu estava em casa acompanhando tudo pela TV, feliz por meus familiares estarem em segurança. Não tenho ideia do que estas pessoas passaram, nem qualquer outra que vivencia uma tragédia. Mas tenho certeza que não podemos deixar tudo cair no esquecimento, este é o momento de pensar e agir. COMO PODEMOS AJUDAR? Dar o melhor de nós...

    ResponderExcluir
  4. pois é, cara. é tudo culpa nossa. é hora de agir, antes que seja tarde demais. sempre linda :) beijinhos, aquela linda de sempre (mf)

    ResponderExcluir