sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Amor e tempo

Entre discussões, conversas e algo que parecia mais uma terapia de grupo, eu fiquei pensando em como poderia começar um assunto como esse por aqui.
Falar de amor é muito difícil, engloba diversas coisas, e eu tive que recorrer a muita Clarice Lispector e muito Luis de Camões para conseguir escrever. Ainda mais porque ando com um bloqueio quanto a isso... mas é um assunto só para mais tarde.
Quando me perguntam o que é amor, eu só posso responder "não sei". Não sei mesmo... ainda não descobri. Acho que passa de algo que os filósofos definiriam como "um sentimento influenciado por coisas externas", eu penso que isso é muito pouco. Amor vai muito além do que qualquer pessoa possa dizer.
Então me perguntam "Você já amou?" e eu digo "Já". Aí então fica aquela dúvida: como você sabe que já amou?
É simples: eu não sei, só senti...
Outro conceito interessante e com poucas respostas a respeito é o de tempo. Tempo é muito relativo, dizem. Mas relativo como? Cada um vê o tempo passar de um jeito. Costuma-se falar que quando queremos que algo chegue logo, o tempo passa mais devagar e quando queremos que algo não se acabe, o tempo passa muito rápido. Mas, na verdade, o tempo está passando do mesmo jeito. Isso que nós sentimos chama-se tempo psicológico ou, como diria o meu professor de Português, tempo do coração.
Com isso, eu concluo que amor e tempo estão sempre de mãos dadas. Porque, quando se ama, a vontade de estar junto é sempre maior, fazendo com que o tempo se arraste para esse encontro acontecer e passe assustadoramente rápido quando ele ocorre.

Entrando em um assunto ainda mais profundo...
O que acontece com o tempo quando alguém vai embora? Ele se alooooonga... ainda mais se soubermos que esse alguém vai voltar. E vai voltar só pra nos fazer feliz. Aí sim o tempo - aquele sacana - se estende mais ainda. Parece uma brincadeira, de péssimo gosto, mas é assim. Infelizmente é assim e, por isso, sinto-me obrigada a escrever um historinha que revela muito sobre essa relação entre amor e tempo.

"Eu aprendi, aos poucos, a ser muito feliz com você. E, aos poucos também, a criar em mim uma necessidade enorme de te ter por perto, me olhando daquele jeito que só você sabe olhar, sorrindo para mim daquele jeito que só você sabe sorrir. Pode ter sido aos poucos vendo de dentro de mim, como isso foi surgindo, de pouco em pouco. Mas, para quem está a observar de fora, foi tudo muito rápido.
E foi mesmo. Cada dia ensolarado que passei contigo parecia ainda mais curto. Comecei a achar que o dia não tinha mais vinte e quatro horas e culpava muito o tempo por não querer que eu gostasse mais ainda de você. E nem adiantou culpar o tempo, eu gostei de você mais ainda mesmo que os dias fossem mais curtos... Passados os nossos mínimos quatro dias juntos, eu me vi diante de uma eternidade que seria esperar você voltar.
Como se não bastasse você ir embora, levou consigo o sol. Os dias ensolarados tornaram-se chuvosos e frios desde sua partida. Partida essa que eu tenho certeza que não é pra sempre. Partida essa que tem volta. E o tempo, sempre brincalhão, anda brincando de estender os dias. Agora eles parecem ter 36 horas. Mas saiba que, nessas trinta e seis horas, eu só penso em você.
E agora estou aqui, novamente, a escrever sobre você...
Porém eu fiz a melhor descoberta que poderia nesses tempos: agora, quando me perguntam o que é amor, eu sei.
Posso não saber descrever com todas as letras e pode não ser a resposta que todos desejam, mas para mim já basta.
Amor é, simplesmente, o que eu sinto por você."

5 comentários:

  1. Amo te ver amando. Que este sentimento te faça crescer e que conheça com mais profundidade o AMOR maior, que sustenta o nosso, do Criador para criatura. Que esta seja sempre a tua fonte inesgotável.

    ResponderExcluir
  2. Amigaaaaaaaaaaaaaa, sério! Como sua mãe disse, amo te ver amando. Você fica bem mais leve! Aaah tomara que tudo dê certo pra vocês! te amo
    beijos

    ResponderExcluir
  3. ai amiga, adorei! você sabe que estou muito feliz por você, te digo sempre. que tudo dê certo, como disse a Elisa. beijos, te amo (:

    ResponderExcluir
  4. fonte de inspiração: beuclair. hahaha, amiga, já disseram tudo aí em cima! eu tô sempre na torcida, cê sabe. te amo, grosses bises. mf

    ResponderExcluir
  5. Que liiiindooo, amei o texto e a última frase é perfeita!!!! Assim como todos estou na torcida para que o tempo passe logo e vocês se reencontrem para o seu tempo passar rápido novamente. Te amo amiga, bjs mil!

    ResponderExcluir