segunda-feira, 11 de abril de 2011

À pedidos

Tecnologia: a superficialidade e a ausência do outro

A tecnologia é de grande ajuda nos relacionamentos atuais, tanto amorosos quanto de amizade, pois facilita - e muito! - a comunicação entre as pessoas. Mas, é possível que esse tipo de relação não seja superficial? E, mais ainda, que supra a solidão? Os aparelhos eletrônicos apenas disfarçam a solidão, porém ela mesma só pode ser resolvida com a presença do outro.
É comum notar que, nas redes sociais, os usuários tenham mais de duzentos - chegando, às vezes, a novecentos ou mais - "amigos" adicionados. Mas, se parar para analisar, o número de pessoas com quem esse indivíduo conversa frequentemente mal chega a quinze. Mesmo assim, os relacionamentos se tornaram tão superficiais que chama-se de amigo aquele com quem se falou uma vez na vida.
Outro ponto cada vez mais comum são os relacionamentos à distância, baseados única e exclusivamente na tecnologia. Ela se torna essencial a eles mas, em momento algum, substitui a presença (física) do outro. Através de aparelhos eletrônicos não é possível analisar as reações do próximo ou saber o que ele está pensando apenas pelo olhar. O toque ainda não foi permitido pela tecnologia e é nesse momento que a solidão se faz presente: na falta de um abraço, um beijo, um sorriso sincero.
Portanto, as redes sociais e os celulares fortalecem a cada dia mais a comunicação mas, quando se trata de solidão, somente auxiliam a disfarçá-la ou se tornam meios de revelar ao outro que precisa-se de sua presença. Ausência não resolve solidão.

4 comentários:

  1. Impecável!!! E a foto tem tudo a ver!
    bjs miga linda

    ResponderExcluir
  2. è impressionante, como vc consegue fazer de uma redação chata, uma coisa tão linda e tão vc. Eu realmente fico impressionada, e amo, com já disse é o meu passatempo, o meu divertimento, que desde a primeira vez que eu li seu blog, eu não abro mão! Nunca vou deixar de te incentivar, pois se eu fizer isso, eu vou está prejudicando à mim mesma, pois não vou ter como suprir a minha necessidade. É necessidade mesmo, virou uma necessidade, faz parte da minha rotina.
    Bejos Linda, sempre escreve mais e mais!

    ResponderExcluir
  3. Adorei! E também tentarei nunca deixar de te incentivar, pois sei o quanto isso é importante para você. Desculpe por sempre os mesmos comentários HUAHSH eu te amo demais, saudades, beijos!

    ResponderExcluir
  4. Claro que sua nota foi 2 né? se não mato aquela professoora hahahaha! beijos

    ResponderExcluir